É POSSÍVEL VENCER A DEPRESSÃO

A depressão é caracterizada pela sensação de tristeza, infelicidade, vazio interior, desânimo, falta de propósito na vida... Pode atingir pessoas de qualquer idade. A causa são as mais diversas, como por exemplo a morte de um ente querido, crise no casamento, desemprego, problemas financeiros, etc. Quem está com depressão procura se isolar e se sente incapaz de reagir.
Existem vários níveis de depressão, mas seja qual for o nível, existe uma saída, existe cura.
Uma missionária holandesa chamada Corrie Ten Boom, enfrentou estresse intenso num campo de concentração alemão, mas afirmou: "Não existe abismo tão profundo que Jesus não seja mais profundo ainda".  Diante de qualquer adversidade é preciso olhar além e confiar totalmente em Deus! É preciso atitude para sair do fundo do poço. No Salmo 23:4 está escrito: "Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois Tu estás comigo..." É bom lembrar que nunca estamos sozinhos na jornada da vida e que Deus é poderoso para intervir em nosso viver!
É possível sim vencer a depressão, através de ações sábias direcionadas pela Palavra de Deus. Quando se dá o primeiro passo tudo se torna mais fácil. O importante é não se sentir já derrotado. A grande verdade é que Deus tem dado ao ser humano recursos para vencer seja lá o que for. Ao enfrentar grandes adversidades o Apóstolo Paulo disse: " Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Fil. 4:13).
Diante da depressão é preciso uma atitude de confiança em Deus e a certeza de que tudo é possível ao que crê. Quando a pessoa se levanta e age, quer seja através da oração, da igreja, da medicina, dos amigos... A vitória acontece. Deus está pronto a realizar o impossível quando fazemos a nossa parte. É fundamental não desistir nunca, e fazer da depressão uma experiencia de vitória. É preciso acreditar e saber que no jogo da vida é possível virar o placar!

Pr. Edilson Ramos

10 comentários:

Gisele Vargas disse...

Olá Pr Edilson,
agradeço por estar sempre presente lá no blog com suas palavras sábias e abençoadoras.Eu ainda não tinha vindo aqui, apenas no Mensageiro Web.
Quanto ao post,ótimo texto, é muito importante abordar este tema que tem atingido tantas vidas nos últimos tempos.Eu mesma quando me afastei dos caminhos de DEus por um tempo, entrei em depressão e fiz uso de medicamentos para equilibrar minhas emoções,até que fui restaurada por completo pelo Senhor e hoje posso viver feliz em sua presença!
Abração pastor, bom fim de semana!

Unknown disse...

Oi pastor, estou seguindo seu blog.
da uma visitinha la no meu blog.
www.iasdbrasiladventista.blogspot.com

recomendei esse post pra minha tiaq tem depressão

Cida Kuntze disse...

Oi Pastor Edilson, ótimo texto como sempre!
Ontem ainda na reunião de mulheres da igreja que fui a tarde e falamos muito sobre isso.
Um grande abraço e uma ótima semana.

Unknown disse...

Pastor Edilson, gostei muito deste blog, já estou participando! Convido você a nos enviar textos para ser publicados em nosso blog. Estaremos abertos e comunico que farei a publicação do texto sobre depressão muito bom! nosso e-mail marcosdinda18@hotmail.com e o nosso blog o www.blogdomarcoscarvalho.com.br

Irismar Oliveira disse...

OI Pastor abençoadas dicas nessa hora o apoio dos amigos é fundamental pois algumas pessoas por elas mesma não tem força e quem passa o seu conselho é ótimo:
fazer da depressão uma experiencia de vitória.

Uma bela semana

Lúcia Soares disse...

oi Edilson paz
para sair da depressão tem que ter muita oração.

Bella Dourado disse...

Excelente texto Pastor.
Depressão é uma das pragas deste século que temos conhecimento e eu creio que é possível vence-lá sim com Jesus.

Porque os medicamentos fazem necessários numa faze dependendo do problema mas não podem ser para a vida toda, pois daí ja foge para doença mental. E quando temos fé o nosso comportamento muda as idéias clareiam, a medida que oramos as soluções aparecem , as lâmpadas iluminan a tudo; aparece porta até no céu.

Eu escrevo isso porque já padeci deste mal por motivos profissionais, puro estress, me levou a tratamento que eu busquei, eu orei muito e pedi ajuda a um médico maravilhoso que sempre me incentivou a ter fé, a reagir e hoje eu estou bem.

Mas é uma doença cruél, uma praga que precisamos estar sempre vigilante pois se o corpo cansa por causa da mente ela aparece, daí entra Jesus em ação e ela vai embora semelhante a uma gripe.

Abraços e parabéns pela abordagem excelente e responsável do assunto.

Anônimo disse...

Amém pastor, também creio assim ... Deus é o remédio que está dentro de nós, ele é muito mais eficaz que tratamentos psicológicos, ou qualquer outro procedimento humano. Basta crer... como o senhor bem disse : " [...]é preciso uma atitude de confiança em Deus e a certeza de que tudo é possível ao que crê. "

Que o Senhor te abençoe tremendamente!
Forte abraço!

Marcos Carvalho disse...

Oi Pastor Edilson, muito obrigado! Nosso blog tem a missão de levar as boas novas e aqui neste blog é um celeiro! Que Deus ilumine sua vida e a vida de todos nós.
Marcos Carvalho

Pr. Edilson Ramos disse...

Olá Edilson! Gostei muito do texto "É possível vencer a depressão"! Realmente a depressão é o mal do século! Quantas pessoas sofrendo, sem paz, inquietas, perturbadas, mas há uma saída, há um bálsamo que cura, que alivia: Deus é a resposta. Continue propagando esta mensagem de paz. Que Deus te abençoe. Sônia Soares

Postar um comentário