A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO EM FAMÍLIA

Existem vários aspectos para uma família viver em paz. Um dos motivos é a boa comunicação.
Imagine uma família que não se comunica. Como poderá sobreviver?
Um bom relacionamento levará a família a vencer seja qual for o obstáculo. Quando marido, mulher e filhos têm diálogo há união, e se existe união existe uma instituição forte!
Uma família que fala a mesma língua sabe para onde está indo. E mesmo que haja problemas consegue resolvê-los.
Uma família unida é um time que “joga bem” e soma vitórias ao longo do campeonato da vida...
Na boa comunicação é importante o saber ouvir, o saber o momento certo de falar e o saber controlar-se, como falou o apóstolo Tiago: “Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se...” (Tiago 1:19).
Outra boa dica é que cada membro da família não pense só em si, mas pense no bem estar dos outros.  Em Romanos 14:19 o apóstolo Paulo escreveu algo que se encaixa muito bem  neste tema: “...Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua.” O egoísmo não pode existir numa família que tem Deus como base!

Concluo este texto citando I aos Coríntios 13:4-5, onde o apóstolo Paulo instrui sobre a importância do amor verdadeiro no relacionamento de um modo geral, mas que podemos aplicá-lo também a família: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria,  não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.”

Pr. Edilson Ramos

0 comentários:

Postar um comentário